sexta-feira, 26 de março de 2010

Cisco - Roteador - Configurando Rota Default



O roteamento estático permite a configuração de uma rota padrão, também conhecida como gateway de último recurso. Uma rota default é usada para direcionar pacotes endereçados a redes não explicitadas na tabela de roteamento, em redes stub ou em dispositivos com limitado poder de processamento. Existem maneiras diferentes de definir uma rota padrão ou gateway de último recurso.


Comando ip default-network

 Router (config)# ip default-network <endereço de rede>

Use o comando para selecionar uma rede como rota candidata a ser o gateway of last resort. Para cada rede configurada com ip default-network, se um roteador tiver uma rota para essa rede, essa rota se torna candidata à rota padrão. Este comando e indicado para ser usado junto a outros protocolos de roteamento. Na configuração de múltiplas redes como rotas candidatas a rota default, a rede que tiver a menor distância administrativa é escolhida como a rede do gateway de último recurso.
Se todas as redes têm a mesma distância administrativa então a rede listada em primeiro lugar na tabela de roteamento é escolhida como a rede para o gateway de último recurso.



Comando ip route

 Router (config)# ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 <endereço IP do gateway>

A criação de uma rota estática para a rede 0.0.0.0 é outra forma de definir o gateway de último recurso. Este comando independe do protocolo de roteamento. O ip routing deve estar habilitado no roteador.


Comando ip default-gateway

 Router (config)# ip default-gateway <endereço IP do gateway>

Este comando difere dos outros dois apresentados anteriormente. Ele deve somente ser usado quando o ip routing estiver desabilitado no roteador. O campo ip-address representa o endereço IP do default gateway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário