terça-feira, 24 de maio de 2011

Publicada MP para redução de impostos sobre Tablets


Publicada MP para redução de impostos sobre os tablets produzidos no Brasil

A medida provisória para redução de impostos sobre os Tablet Pcs foi publicada ontem (23/05) no Diário Oficial. A medida visa incentivar as empresas a fabricarem os equipamentos aqui no Brasil. Com a diminuição das tarifas os preços podem ficar até 31% mais baratos. Podendo cair ainda mais com a redução do ICMS que é de competência dos Estados.

Fonte: Bom Dia Brasil (Globo) e Exame

Cisco - HSRP (Hot Standby Router Protocol)

As empresas e consumidores que dependem de serviços de intranet e internet para sua comunicação exigem e esperam que suas redes e aplicações estejam permanentemente disponíveis. Mesmo que as empresas possuam links e equipamentos redundantes a falha nos equipamentos principais pode ocasionar interrupção na comunicação e perda de dados, além do prejuízo financeiro para as instituições. Nesse sentido a Cisco desenvolveu o protocolo HSRP (Hot Standby Router Protocol) para garantir alta disponibilidade em seus roteadores e switches multicamada. O uso do HSRP provê redundância em redes IP garantindo a recuperação do tráfego de rede do usuário de forma imediata e transparente.

Dois ou mais roteadores podem atuar de forma transparente para os usuários se apresentando como um único default gateway. Estes compartilham de um mesmo ip e endereço MAC com a criação de um roteador virtual. O roteador virtual não existe fisicamente, mas representa o gateway padrão comum a todos os roteadores configurados como backup.

O conjunto de roteadores dentro de um sistema redundante é conhecido como HSRP group ou Standby group. Um roteador é eleito como principal e é responsável pelo encaminhamento dos pacotes enviados ao roteador virtual. Este roteador é conhecido como Active Router. Um outro roteador é designado como Standby Router e fica responsável por assumir o controle caso o principal (active router) falhe.

O HSRP usa um mecanismo de prioridade para determinar qual roteador deve ser o active router padrão. Para configurar um roteador como o roteador ativo, é necessário atribuir uma prioridade maior do que a prioridade de todos os outros roteadores HSRP configurados. A priority padrão é 100. Em caso de empate é feita uma comparação entre os endereços IP primários. Quanto maior o endereço, maior a prioridade.

Apesar da possibilidade de existência de mais roteadores em um HSRP group, somente o active router encaminha pacotes enviados ao endereço do roteador virtual. Para minimizar o tráfego de rede, somente os active e o standby routers enviam periodicamente HSRP messages após o protocolo ter completado o processo de eleição.

Roteadores adicionais no HSRP group permanecem no estado de listen. Em caso de falha no roteador principal ou secundário, um outro roteador é eleito como standby. Cada standby group emula um único roteador virtual (default gateway). Para cada grupo é atribuído um endereço MAC e IP únicos. Vários standby groups podem coexistir e se sobrepor em uma rede e roteadores individuais podem participar de múltiplos grupos. Nesse caso o roteador mantém seu state e timers separados para cada grupo.


Topologia do HSRP



Endereçamento HSRP

Roteadores que executam o HSRP trocam informações entre si através de pacotes  HSRP hello. Esses pacotes são enviados para o IP multicast de destino 224.0.0.2 (Versão1) ou 224.0.0.102 (Versão2) através da porta UDP 1985. O endereço utilizado é um IP multicast reservado para comunicar a todos os roteadores.

Na maioria dos casos quando se configuram roteadores para fazerem parte de um HSRP group esses roteadores identificam o HSRP MAC address e comparam ao seu próprio MAC (BIA). A única exceção para esse comportamento são os roteadores das séries Cisco 2500, 4000 e 4500. Esses roteadores só reconhecem um único endereço MAC. Eles não suportam múltiplos HSRP groups em uma única interface Ethernet. Eles utilizam o endereço do HSRP quando atuam como active router e seu próprio endereço MAC quando são standby routers.

Os hosts devem se comunicar com o endereço MAC que está associado ao IP do HSRP Standby. Um roteador gera automaticamente um endereço MAC virtual para cada roteador HSRP. No entanto, algumas implementações de rede, como o Advanced Peer-to-Peer Networking (APPN), usa o endereço MAC para identificar o primeiro salto para fins de encaminhamento. Neste caso, muitas vezes é necessário ser capaz de especificar o endereço MAC virtual usando o comando standby mac-address no grupo. O endereço IP virtual não é importante para estes protocolos.

O endereço MAC virtual é composto por 0000.0c07.ac** (V1) 0000.0c9f.f*** (V2). O asterisco é o número do HSRP Group em hexadecimal com base na respectiva interface. Hosts em um segmento de rede adjacente utilizam o processo de Address Resolution Protocol (ARP) normal, a fim de resolver os endereços MAC associados.

Nota: Você pode configurar vários gateways padrão nas estações de trabalho porém o sistema operacional usará apenas um gateway de cada vez. O sistema só irá selecionar o gateway alternativo quando o principal estiver inalcançável. Com o HSRP essa substituição é feita de forma transparente para o usuário. Você não precisa configurar os hosts com o endereço IP do roteador ativo, basta configurar o IP do roteador virtual como o gateway padrão.


Estados do HSRP

Initial – Estado inicial, o roteador não está pronto ou habilitado para participar do HSRP. Esse estado inicia quando ocorre uma mudança na configuração ou quando uma primeira interface se torna disponível;

Active - Roteador que encaminha pacotes que são enviados ao roteador virtual. O roteador encaminha periodicamente hello messages;

Standby - Roteador de backup candidato a ser o próximo active router. Este também envia periodicamente hello messages;

Speak – Roteador envia periodicamente hello messages e ativamente participa na eleição do active e standby router. Um roteador não pode entrar em speak state sem um endereço IP virtual.

Listen – Roteador conhece o endereço IP virtual e escuta hello messages de outros roteadores. Este não atua nem como active nem como standby router.

Learn – Roteador não conhece o endereço IP virtual e ainda não recebe hello messages do active router.


Mensagens do HSRP

Hello – A hello message transmite a outros roteadores HSRP a prioridade HSRP e informações de estado do roteador;

Coup – Quando um standby router quer assumir a função de roteador ativo, ele envia uma coup message;

Resign – Mensagem enviada pelo active router quando este está prestes a desligar ou quando recebe uma mensagem (hello ou coup) de outro roteador com prioridade maior.


Temporizadores do HSRP

Cada roteador HSRP mantém três temporizadores que são usados para determinar o envio das hello messages. Um active timer, um standby timer e um hello timer. Quando o tempo expira o roteador muda para um novo estado HSRP.

Os temporizadores configurados no active router sempre substituem as definições de qualquer outro temporizador configurado.


Autenticação HSRP

O HSRP ignora mensagens do protocolo não autenticadas. O tipo de autenticação padrão é a autenticação de texto. A autenticação HSRP protege contra pacotes HSRP hello falsos que podem ocasionar em um ataque de negação de serviço.

Outro tipo de autenticação é a MD5. Esta funcionalidade proporciona maior segurança e protege contra a ameaça de softwares de HSRP-spoofing. A autenticação MD5 permite que cada membro do grupo HSRP use uma chave secreta para gerar uma chave MD5 hash que faz parte do pacote de saída. É gerada uma chave hash de um pacote de entrada, se a chave do pacote de entrada não corresponder a chave gerada o pacote é ignorado.

Pacotes HSRP serão rejeitados nos seguintes casos:

  • Esquemas de autenticação diferentes no roteador e nos pacotes de entrada;
  • MD5 diferente no roteador e nos pacotes de entrada;
  • Strings de autenticação de texto diferentes no roteador e no pacote de entrada.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cisco - Switch - Verificando as configurações do HSRP


Devido a natureza do HSRP (Hot Standby Router Protocol) problemas de redes específicos podem levar a instabilidade do serviço. Os comandos relacionados abaixo servem para a verificação de status da operação e do comportamentos desse protocolo. Este documento visa ajudar na resolução de problemas em ambientes utilizando o HSRP.


Router# show standby [all | brief]
Este comando exibe informações sobre as operações do HSRP. São exibidas informações para cada grupo.


Router# show standby [BVI | FastEthernet | GigabitEthernet | Port-channel] [group number] [all | brief]
Exibe informações específicas de grupos ou interfaces.


Router# show standby delay
Exibe informações sobre os tempos de delay.


Router# show standby capability
O HSRP permite que até 256 grupos sejam configurados em cada interface, mas é possível que o filtro de endereços MAC da interface não suporte muitas entradas. Este comando mostra a limitação da quantidade de endereços MAC virtuais que algumas interfaces podem ouvir.


Router# show standby redirect [BVI | FastEthernet | GigabitEthernet | Port-channel]
Exibe informações sobre ICMP redirect em uma interface.


Router# show standby redirect [ip | active | passive]
Exibe informações sobre os roteadores do ICMP redirect.


Router# show standby redirect [timers]
Exibe informações sobre os temporizadores do ICMP redirect.


Router# show standby internal [BVI | FastEthernet | GigabitEthernet | Port-channel]
Esse comando mostra sinalizações internas e informações de hardware e software para a interface especificada.


Router# show track [object-number | brief]
Exibe informações de tracking


Router# show track [interface | ip | resolution | timers]
Exibe informações de tracking

Cisco - Switch - Configurando HSRP


Habilitando o HSRP
(Habilitado em modo de configuração da interface)

Router (config-if)# ip address x.x.x.x mask
Router (config-if)# standby [group-number] ip [ip-address [secondary]]

O conjunto de roteadores que participam do HSRP e emulam um roteador virtual é denominado Standby group. Se não for especificado nenhum group-number o default é 0. Os valores variam de 0-255 (v1) e 0-4095 (v2). O ip-address é o endereço IP virtual do roteador virtual. Para o HSRP eleger um roteador designado você deve configurar o IP virtual para pelo menos um dos roteadores do grupo.


Configurando HSRP Priority
Router (config-if)# standby [group-number] priority priority

Para configurar um roteador como o roteador ativo é necessário atribuir uma prioridade maior do que a prioridade de todos os outros roteadores HSRP configurados. Em caso de empate é feita uma comparação entre os endereços IP primários. Quanto maior o endeço, maior a prioridade. Os valores variam de 0-255 e o default é 100.


Configurações Opcionais

Configurando HSRP Virtual MAC Addresses or BIA MAC Addresses
Router (config-if)# standby [group-number] mac-address mac-address
ou
Router (config-if)# standby use-bia [scope interface]

O comando standby use-bia configura o HSRP para usar o burned-in address da interface como seu endereço MAC virtual. Este comando apresenta algumas desvantagens. Quando o roteador se torna ativo o endereço IP virtual é transferido para um endereço MAC diferente. Esse roteador envia uma gratuitous ARP response, mas nem todos os hosts entendem o gratuitous ARP corretamente. Nas implementações de Proxy ARP o roteador não consegue tratar a perda de dados do Proxy ARP em caso de falha.

A palavra-chave scope interface especifica que o comando é configurado apenas para a sub-interface em que foi inserido ao invés da interface principal.

BIA - Burned-in MAC address (BIA), também conhecida como Burned-In Address, corresponde aos últimos seis bytes de um endereço MAC que são atribuídos pelo fabricante de placa de rede (NIC).



Configurando HSRP Delay
Router (config-if)# standby delay minimum min-delay reload reload-delay

min-delay – Tempo mínimo em segundos para atrasar a inicialização do HSRP group após uma interface entrar em estado up. Este período de tempo mínimo é aplicado a todos os eventos da interface subsequente. Os valores variam de 0-10000 e o default é 1s.

reload-delay – Tempo em segundos para atrasar após o roteador ter sofrido um reload. Este período de atraso só se aplica para o primeiro evento de interface-up após o roteador ser restabelecido. Os valores variam de 0-10000 e o default é 5.

O comando standby delay é usado para atrasar a inicialização do HSRP após uma reload ou quando uma interface entra em estado up. Esta configuração permite um período para que a interface e o roteador se restabeleçam após um evento e ajuda a prevenir oscilações no estado do HSRP.

Use o comando standby delay minimum reload para definir um período de atraso para a inicialização do HSRP group. Este comando permite a passagem dos pacotes um tempo antes do roteador retornar a função de ativo.

Esse comando é recomendado para os casos em que os standby timers estiverem  configurados em milissegundos ou se o HSRP estiver configurado em uma interface Vlan de um switch.

Na maioria das configurações, os valores default provêem tempo suficiente para a passagem dos pacotes não sendo necessário configurar valores de atraso muito longos. O delay será cancelado se um pacote HSRP for recebido em uma interface.



Configurando HSRP Preempt
Router (config-if)# standby [group-number] preempt
Router (config-if)# standby [group-number] preempt delay [minimum min-delay | reload reload-delay | sync sync-delay]

Se o active router falhar ou for removido da rede, o standby router se tornará ativo automaticamente. Caso o antigo active router volte a ficar disponível é possível controlar se este assume novamente como principal através desse comando. É possível também configurar um tempo (delay) para que o roteador aguarde antes de tornar-se ativo novamente.

No entanto, em alguns casos, mesmo que o comando standby preempt não esteja configurado o antigo active router retorna a função de ativo após seu restabelecimento.

Os valores variam de 0-3600. O período de atraso padrão é 0, ou seja, se o roteador quiser reassumir irá fazê-lo imediatamente. Por padrão, o roteador que chega mais tarde se torna o standby router.



Configurando HSRP Timers
Router (config-if)# standby [group-number] timers [sec | msec] hellotime [sec | msec] holdtime

Hello time – Intervalo em segundos entre sucessivas HSRP hello messages de um determinado roteador. Os valores variam de 1-254 e o default é 3. Se a opção for em ms o intervalo varia de 15 -999.

Hold time – Intervalo entre a recepção de uma hello message e a identificação de falha no roteador. Os valores variam de X-255 e o default é 10. Se a opção for em ms o intervalo varia de Y-3000.
 

Sendo:
X – É o valor do hellotime mais 50 milissegundos arredondando para o mais próximo (1s).
Y – É maior ou igual a 3 vezes o hellotime e não inferior a 50ms.

Por default, o hello timer e o hold timer posuem os valores de 3 e 10 segundos respectivamente. A cada 3 segundos uma hello message é enviada entre os dispositivos do HSRP group. Caso os dispositivos em estado standby não recebam o pacote hello em 10 segundos estes se tornam ativos. É possível alterar os valores do timer para acelerar o failover ou preemption, mas para evitar o aumento de uso da CPU ou a desnecessária variação no estado do standby, é aconselhável não definir o hello timer inferior a 1s ou o hold timer abaixo de 4s.



Configurando HSRP Authentication

Text Authentication
Router (config-if)# standby [group-number] authentication text string
Configura uma string de autenticação. A string default é cisco.


MD5 – Key-Chain
Router (config)# key chain name-of-chain
Habilita a autenticação para os protocolos de roteamento e identifica um grupo de chaves autenticadas.

Router (config-keychain)# key key-id
O key-id deve ser um número.

Router (config-keychain-key)# key-string string
A string pode ser de 1 – 80 caracteres alfanuméricos sendo que o primeiro não pode ser número.

Router (config-if)# standby [group-number] authentication md5 key-chain key-chain-name
O key-chain-name deve ser compatível com o nome especificado anteriormente.

Key chains permite usar diferentes key strings em tempos diferentes de acordo com a configuração. O HSRP irá consultar o key chain apropriada para obter a chave atual e o key id.


MD5 – Key-String
Router (config-if)# standby [group-number] authentication md5 key-string [0|7] key [timeout seconds]

A chave pode conter até 64 caracteres sendo recomendado pelo menos o uso de 16. O parâmetro 0 corresponde a uma chave não criptografada e 7 a criptografia. Lembrando que a key-string estará automaticamente criptografada se o comando service password-encryption estiver habilitado.

Os valores de timeout correspondem ao período de tempo em que a chave antiga será aceita em um HSRP group com chave nova.



A autenticação de Texto não pode ser combinada com a autenticação MD5 em um grupo HSRP. Quando a autenticação MD5 é configurada, o campo text authentication em uma hello message é zerado e ignorado no roteador de destino.

 
Configurando HSRP Redirect


Router (config)# standby redirects enable

Quando usado no modo de configuração global o comando habilita o filtro de ICMP redirect messages em todas as interfaces configuradas para HSRP.

Router (config-if)# standby redirect [timers | advertisement | unknown]

Advertisement – Redireciona mensagens de aviso.
Timers – Ajustar o intervalo de anúncios e de holddown time.
Unknown – Redireciona para roteadores não HSRP.

ICMP é um protocolo Internet de camada 3 que fornece pacotes de mensagens para relatar erros e outras informações relevantes do processamento IP. O ICMP fornece muitas funções de diagnóstico e pode enviar e redirecionar os erros de pacotes para os hosts.

Quando o HSRP está rodando é importante evitar que o host descubra o endereço MAC real do roteador em um grupo HSRP. Caso o host esteja enviando pacotes ICMP para o endereço real do roteador e este dispositivo venha a falhar os pacotes serão perdidos.

Essa funcionalidade trabalha filtrando ICMP redirect messages onde o endereço IP do próximo salto pode ser alterado para o endereço virtual do HSRP.

O endereço do próximo salto é comparado em uma lista de roteadores HSRP ativos na rede. Se uma correspondência é encontrada então o endereço do próximo salto é substituído pelo IP virtual correspondente e o redirecionamento de mensagens é permitido.

Se nenhuma correspondência for encontrada, então a mensagem somente é enviada se o roteador correspondente não rodar HSRP. O redirecionamento para passive routers não é permitido.

Os passive routers enviam mensagens de aviso HSRP periodicamente ou quando entram ou saem do estado passivo. Assim todos os HSRP routers podem determinar o estado do grupo de qualquer roteador na rede. Esses avisos informam a outros roteadores do estado da interface. As mensagens são as seguintes:

Dormant: Inativo, a interface não possui grupos HSRP. Um único anúncio é enviado quando o último grupo é removido.

Passive - Interface não possui grupos ativos ou pelo menos um grupo não-ativo. Os anúncios são enviados periodicamente.

Active - Interface tem pelo menos um grupo ativo. Um único anúncio é enviado quando o primeiro grupo se torna ativo.

O comando configura o envio de mensagens de redirecionamento ICMP com o endereço IP virtual do HSRP como o endereço do gateway.  Por default o HSRP faz filtro de ICMP redirect messages.



Configurando HSRP Object Tracking

Router (config)# track object-number  interface interface-typer [line-protocol | ip routing]
Configura uma interface para ser rastreada e entrar no modo de configuração tracking.

Router (config-if)# standby [group-number] track object-number  [decrement decrement value]

A prioridade de um dispositivo pode alterar dinamicamente se tiver sido configurado para object tracking e o objeto monitorado entrar em status down. O processo de rastreamento periodicamente pesquisa os objetos monitorados e observa qualquer alteração de valor.

As mudanças no objeto rastreado são comunicadas ao HSRP, seja imediatamente ou após um tempo especificado. Exemplos de objetos que podem ser rastreados são: o status de um  protocolo de linha, uma interface ou a acessibilidade de uma rota IP.

Se o objeto monitorado alterar seu status para down a prioridade do HSRP é reduzida. O roteador HSRP com uma alta prioridade pode se tornar o active router caso esteja configurado com o comando standby preempt.

Por default, a priority do roteador é diminuida em 10 se o objeto rastreado alterar seu status para down. Use a palavra chave decrement priority-decrement e a combinação de argumentos para alterar o comportamento padrão.

Quando múltiplos objetos rastreados ficam indisponíveis e os valores da  priority-decrement foram configurados, esta configuração de priority é acumulativa. Se os objetos rastreados estão down, e nenhum deles foi configurado com o priority decrements o valor padrão do decrement é 10.



Configurando HSRP Versão 2
Router (config-if)# standby version [1 | 2]

A versão 2 do HSRP introduz melhorias e aumenta a capacidade da versão anterior. A versão 2 tem um formato de pacote diferente do HSRP versão 1. As duas versões não podem operar em uma mesma interface mas podem coexistir em um mesmo roteador (em interfaces diferentes). A v2 não está disponível para interfaces ATM rodando LANE.

Os números de Standby Groups permitidos nessa versão variam de 0 a 4095. Não é possível alterar a versão 2 para versão 1 caso o número de grupos atual (v2) esteja acima do permitido para versão 1 (0 a 255).





Veja também:
Implementing HSRP Over LANE
RFC 792, Internet Control Message Protocol
RFC 2281, Cisco Hot Standby Router Protocol

Cisco - Switch - Debugging HSRP

Router# debug standby
Exibe todos os erros HSRP, eventos e pacotes.


Router# debug standby terse
Exibe todos os erros HSRP, eventos e pacotes, exceto hello e advertisement packets.


Router#debug standby errors
Exibe mensagens de erros relacionadas com o HSRP.


Router#debug standby events [all | terse] | [ api | icmp | protocol | redundancy | track] [detail]
Exibe eventos do HSRP.


Router#debug standby events icmp
Exibe informações sobre HSRP-filtered ICMP redirect messages.


Router#debug ip icmp
Exibe informações sobre operações ICMP.


Router#debug standby packets [all | terse] | [advertise | coup | hello | resign] [detail]
Exibe os pacotes HSRP.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Melhores tablets alternativos ao iPad

O site TechRadar divulgou uma lista dos 20 melhores tablet pcs concorrentes ao iPad. Enquanto Steve Jobs mantém a liderança nas vendas de tablets com o lançamento do iPad 2 outros fabricantes aceleram o lançamento de seus produtos para tentar abocanhar uma fatia desse mercado.

Top 20:

  • Asus Eee Pad Transformer
  • Samsung Galaxy Tab 10.1V
  • Motorola Xoom
  • BlackBerry Playbook
  • LG Optimus Pad
  • HTC Flyer
  • Samsung Galaxy Tab GT-P1000
  • Viewsonic ViewPad 7
  • Advent Vega
  • ExoPC Slate
  • HP TouchPad
  • Notion Ink Adam Tablet
  • Asus Eee Pad MeMo
  • Asus Eee Pad Slider
  • Acer Iconia Tab A500
  • Acer Iconia Tab A100
  • Viewsonic ViewPad 10s
  • Dell Streak 7, Dell Streak 10
  • Toshiba Folio 100
  • Creative Ziio

Fonte: TechRadar

 
Ver também: Festival de Tablet Pc no CES 2011 e Desafio iPad x Galaxy Tab  

terça-feira, 17 de maio de 2011

MP pode baixar preço dos Tablets no Brasil


A medida visa zerar as alíquotas de PIS e COFINS sobre os tablet pcs. A MP será enviada ao Congresso Nacional esta semana como informou o secretário de Telecomunicações, Nelson Fujimoto, subordinado ao Ministério das Comunicações. Outro passo tomado foi a classificação do tablet como um Processo Produtivo Básico (PPB) que lhe garante os mesmos benefícios aplicados na fabricação de computadores. Com isso haverá redução de IPI, ICMS e do Imposto de Importação. A medida foi um das solicitações da Foxconn para produzir o iPad da Apple no Brasil.

Fonte: R7.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Nortel - ERS 8300 - Alterar modo CLI (Passport) para NNCLI



Salvar as configurações em modo NNCLI

 # save config mode nncli


Habilitar modo NNCLI

 # config bootconfig flags nncli true


Salvar as configurações do sistema

 # save config


Salvar as configurações de boot

 # save bootconfig


Realizar o reset do switch

 # reset -y

domingo, 1 de maio de 2011

Nortel - ERS 8300 - Alterar modo NNCLI para CLI (Passport)



Salvar a configuração no modo desejado

 # save config mode cli


Habilitar modo CLI (Passport)

 # no bootconfig flags nncli true


Salvar as configurações do sistema

 # save config


Salvar as configurações de boot

 # save boot


Realizar o reset do switch

 # reload -y