quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cisco - Troubleshooting Wireless - Recuperação de arquivo de imagem


Recuperando Arquivo de imagem - Cisco Aironet Access Point

Equipamentos eletrônicos de uma forma em geral podem apresentar problemas com relação aos arquivos de imagem ou firmware ocasionando falhas e inconsistências na operação desses dispositivos. Diferentes causas podem contribuir para que um arquivo de imagem fique corrompido. Falhas de transferência e quedas de energia estão entre as principais.

Os equipamentos wireless da Cisco não estão isentos desses tipos de problemas. Caso ocorra alguma falha no arquivo de imagem de um dispositivo wireless este precisa ser substituído. O procedimento de troca pode ser realizado de duas maneiras:
1 - Através do acesso a interface Web do dispositivo.
2 - Utilização de um procedimento com o auxílio do botão MODE.

O primeiro caso (acesso Web) só é possível se a imagem ainda estiver operacional, pois o sistema possibilitará o acesso via browser à configuração do item System Software. Do contrário, o troubleshooting só poderá ser realizado com a utilização do botão MODE e com o access point inserido em um ambiente de rede.

Você pode utilizar o botão MODE para recarregar a imagem do dispositivo com o auxílio de um servidor TFTP. O uso do botão MODE permite retornar o dispositivo para as configurações de fábrica. A indicação de três leds vermelhos caracteriza uma falha no arquivo de imagem.

Algumas séries de dispositivos não utilizam o botão MODE. Para esses casos o procedimento deve ser realizado através de Telnet ou interface CLI.

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As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes aos dispositivos Aironet Access Points série 1200. 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cisco - Troubleshooting Wireless - Recuperando arquivo de imagem via botão MODE


Recuperando arquivo de imagem de um Cisco Aironet Access Point utilizando o botão MODE

Para realização desse procedimento o dispositivo wireless deve estar inserido em um ambiente de rede que possibilite o acesso a um servidor TFTP. Este servidor pode estar disponível na LAN ou em um PC diretamente conectado à interface Ethernet do AP.

Quando o dispositivo wireless apresenta falha no firmware ou quando este arquivo está corrompido os três LEDs do dispositivo ficam vermelhos. Quando isso acontece o arquivo de imagem precisa ser substituído. Um TFTP server auxiliará na realização do serviço.


Procedimento para recuperação do arquivo de imagem:

1- Garanta que o seu PC ou o notebook utilizado para realização do troubleshooting possua o arquivo de imagem correto e que o servidor TFTP deste dispositivo esteja disponível.

2 - É necessário renomear o arquivo de imagem acrescentando a palavra chave 'default' ao final do nome do arquivo padrão. Por exemplo, se o nome padrão for c1200-k9w7-tar.123-8.JEB1.tar, este deve ser renomeado para c1200-k9w7-tar.default, pois será dessa forma que dispositivo wireless procurará o arquivo no momento do boot.

3- O PC ou notebook deve estar inserido na mesma rede do AP. O range indicado vai de 10.0.0.2 a 10.0.0.30.

4 - Conecte o cabo UTP do PC à interface Ethernet do dispositivo wireless.

5 - Ligue o AP pressionando o botão MODE.

6 - Segure o botão até que o LED de status fique vermelho - isso ocorrerá em aproximadamente 20 a 30 segundos.

7 - O dispositivo buscará o arquivo de imagem através de um servidor TFTP. Espere até que o access point reinicie e esteja operacional novamente. Isso é indicado quando o LED de status fica verde e piscando.

8 - Após o reboot o AP poderá ser configurado para acesso através de um Web browser ou da interface CLI.

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As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes aos dispositivos Aironet Access Points série 1200. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cisco - Troubleshooting Wireless - Recuperando arquivo de imagem via WEB


Recuperando arquivo de imagem utilizando a WEB Browser Interface

A recuperação do arquivo de imagem pode ser realizada através do acesso via browser à interface Web do dispositivo. O acesso Web só é possível se a imagem ainda estiver operacional. O arquivo pode ser carregado diretamente via HTTP ou por intermédio de um TFTP server. Esse procedimento também é utilizado para efetuar o upgrade de versão do software.

Através do acesso via browser o arquivo de imagem pode ser carregado realizando o upload do PC para o dispositivo wireless.


Procedimento para recuperação do arquivo de imagem via Browser HTTP:

1 - Abra o web browser e digite o endereço IP do access point.

2 - Uma tela de login será exibida.

3 - Entre com as informações de Username e Password.

4 - Quando o página inicial for carregada acesse a opção System Software do menu principal.



5 - Clique em Software Upgrade para que a aba HTTP Upgrade apareça.


6 - Clique no botão 'Selecionar arquivo' para carregar o arquivo de imagem localizado em seu PC.

7 - Clique em Upgrade.

8 - O dispositivo sofrerá um reload e carregará o novo sistema.




Procedimento para recuperação do arquivo de imagem via Browser TFTP:

O carregamento do arquivo de imagem pode ser realizado através do acesso via browser do dispositivo wireless utilizando um servidor TFTP existente na rede.

1 - Abra o web browser e digite o endereço IP do access point.

2 - Uma tela de login será exibida.

3 - Entre com as informações de Username e Password.

4 - Quando o página inicial for carregada acesse a opção System Software do menu principal.



5 - Clique em Software Upgrade e selecione a aba TFTP Upgrade.


6 - Entre com a informação de endereçamento IP do TFTP Server.

7 - Entre com o nome do arquivo de imagem que será baixado do servidor. Se o arquivo estiver localizado em uma pasta padrão o download ocorrerá assim que a comunicação for estabelecida. Caso contrário, todo o caminho deverá ser digitado para a correta localização do mesmo.

8 - Clique em Upgrade.

9 - O dispositivo sofrerá um reload e carregará o novo sistema.

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As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes aos dispositivos Aironet Access Points série 1200.