O serviço de monitoramento é de fundamental importância nas empresas sendo uma ferramenta auxiliar para a garantia da disponibilidade e continuidade dos serviços principalmente em sistemas de missão crítica. A monitoração permite identificar através de medições contínuas o funcionamento dos dispositivos alertando quando estes atingem seu ponto de saturação ou quando estão próximos a isso. Os appliances ProxySG da Blue Coat possuem suporte ao SNMP (não fugindo a regra) facilitando a vida dos administradores na identificação de problemas em sistemas e possibilitando a ação de contramedidas.
A Blue Coat recomenda a definição dos parâmetros indicados abaixo para a medição da saúde do appliance podendo estes serem mantidos para todas as plataformas/modelos. É ideal que você crie um baseline para a identificação do comportamento padrão do seu ambiente e a partir desse levantamento consiga definir os thresholds. Os valores devem ser configurados de forma que reflitam a condição de uso dos recursos de cada modelo de proxy utilizado em sua rede. Para cada recurso indicado há um valor em (%) que reflete o nível de gravidade que o alarme deve possuir. São eles:
CPU
Warning = 80%
Critical = 95%
Critical = 95%
Memória
Warning = 90%
Critical = 95%
Critical = 95%
Interfaces
Warning = 60%
Critical = 90%
Critical = 90%
Conexões
Warning = 80%
Critical = 90%
É indicado que o índice permaneça constante por pelo menos 120 segundos para que fique caracterizado e comprovado a variação desse recurso e consequentemente a abertura do alarme.
_________________________________________
As informações contidas neste post são baseadas em documentos publicados no site da Blue Coat referentes aos appliances ProxySG.