quinta-feira, 18 de março de 2010

Cisco - EtherChannel

Um EtherChannel agrega links individuais em um único link lógico. A largura de banda desse link é um somatório de todos os links agregados. Por padrão é permitido um número máximo de oito interfaces em um único link lógico e dependendo do equipamento até 64 etherchannels simultâneos.

Os protocolos utilizados para a ativação do EtherChannel são: LACP (Link Aggregation Control Protocol) definido pelo IEEE 802.3ad e o PAgP (Port Aggregation Protocol) proprietário da Cisco. Os dois protocolos são incompatíveis. Você pode configurar um EtherChannel incondicionalmente com channel mode on ou através de autonegotiation. Quando você configura através de auto-negociação, o switch negocia o canal com o dispositivo da outra extremidade. Para fazer isso, ele usa o PAgP em modo desirable ou o LACP em modo active ou modo passive.

O etherchannel também permite balanceamento de carga e diminuição do tempo de convergência do spanning tree. Para o spanning-tree o etherchannel é identificado como uma única bridge port.

Nenhum comentário:

Postar um comentário