Para a configuração inicial da maioria dos dispositivos de rede é necessário realizar o acesso através de sua porta console. Quando se está próximo ao dispositivo fica fácil fazer a manutenção, porém em alguns casos o deslocamento até a unidade remota fica inviável devido à criticidade da solução, custo com transporte, disponibilidade de tempo, entre outros.
Uma solução para esse tipo de atendimento é a utilização de um aplicativo que disponibilize acesso remoto à porta serial de uma estação. Essa estação irá atuar como um servidor de telnet permitindo o acesso aos dispositivos diretamente conectados.
O Telnet to Serial Bridge ou TSB é um aplicativo escrito em Python e está disponível sob licença GPL. Este programa atua como um intermediário entre o serviço de telnet e uma porta serial local. O programa permite acessar a porta serial de um dispositivo de forma remota. Para configurá-lo basta indicar a porta serial utilizada, o taxa de transferência do dispositivo e uma porta TCP. Depois que o serviço estiver sendo executado basta acessar a aplicação utilizando o telnet em qualquer estação na rede.
Sintaxe:
tsb.exe [opções]
Exemplo:
tsb.exe -p 0 -r 9600 -l 10000
O comando ativa o serviço onde '-p 0' significa que a porta serial utilizada será a COM1, '-r 9600' representa a taxa de transmissão com o dispositivo e a opção '-l 10000' indica que a porta tcp disponível é a de número 10000.
Opções:
Porta serial:
-p -port: Specify the desired serial port.
0 = COM1
1 = COM2
2 = COM3
3 = COM4
-r -baudrate: Specify baudrate
-s -bytesize: Specify bytesize
-y -parity: Specify parity options
-b -stopbits: Specify number of stopbits
-t -timeout: Specify timeout
-f -flow: Specify flow-control options
TCP:
-l -listen: Specify a TCP port to listen on
Outros:
-h -help: Display this help messsage
Acesso Cliente:
telnet x.x.x.x 10000
Para realizar o acesso remoto à aplicação basta dar telnet para o endereço ip da estação remota seguida da porta tcp disponibilizada. O acesso ocorrerá diretamente à porta console do dispositivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário