O protocolo de roteamento EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) utiliza o algoritmo DUAL (Diffusing Update Algorithm) para escolher as melhores rotas para as redes remotas. Essas informações são mantidas em sua tabela de roteamento. Segundo a Cisco o algoritmo DUAL oferece ao EIGRP um dos melhores tempos de convergência entre todos os protocolos de roteamento atuais.
O algoritmo consegue mapear todas as rotas para as redes remotas e no momento em que identifica uma falha ele faz uma consulta na Topology Table em busca da melhor rota alternativa. Caso não encontre a rota alternativa o roteador fará consultas aos seus vizinhos.
Neighbor Table: É uma lista com as informações de todos os roteadores vizinhos contendo endereço IP, a interface de saída, valores dos timers e o tempo de permanencia na tabela.
Topology Table: É uma tabela contendo todos as rotas de rede conhecidas propagadas pelos roteadores vizinhos. O algorítimo Dual utiliza essas informações para criar/montar a tabela de roteamento. Possui todas as métricas de sucessors, feasible sucessors, feasible distance, advertised distance e a interface de saída.
Routing Table: Contém as rotas efetivas que o roteador utilizará para o encaminhamento do tráfego. Ela possui as melhores rotas para um dado destino.
_________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos publicados pela Cisco Systems e obtidas através da experiência com o próprio sistema IOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário