sábado, 20 de março de 2010

Sistema Autônomo ou Autonomous System

Na Internet, o conceito de sistema autônomo ou autonomous system se refere a um conjunto de redes com um mesmo domínio administrativo, que possuem políticas de roteamento em comum. A rede mundial de computadores é formada por um grande número de sistemas autônomos (SAs), sendo cada SA administrado por uma ou mais organizações.

Os sistemas autônomos são atribuídos por uma entidade reguladora que é a IANA (Internet Assigned Numbers Authority). Outras organizações trabalham controlando áreas específicas e são responsáveis por atribuir os números de sistemas autônomos às entidades em sua área designada. Estas organizações são chamadas de RIR (Regional Internet Registry). Esses representantes estão distribuídos da seguinte forma: ARIN (American Registry for Internet Numbers) responsável pelas Américas, Caribe e África, a RIPE-NCC (Reseaux IP Europeennes – Network Coordination Centre) responsável pela Europa e a AP-NIC (Ásia Pacific – Network Information Centre) responsável pela Ásia e Pacífico.

Os sistemas autônomos possibilitam a divisão do grupo de redes interconectadas globalmente em redes menores e mais fáceis de gerenciar. Cada SA tem um número associado que é utilizado como identificador único para troca de informações de rotas entre sistemas autônomos. Os números de sistemas autônomos são definidos na RFC 1930 e representados por inteiros de 16 bits possibilitando até 65536 (0 – 65535) atribuições. A IANA designou os valores entre 64512 e 65535 para serem utilizados em redes privadas.

O roteamento entre SAs é realizado por protocolos do tipo EGP (Exterior Gateway Protocol) como o exemplo do BGP (Border Gateway Protocol). Imposições e restrições de tráfego são utilizadas no roteamento entre SAs, em geral essas políticas ou normas envolvem aspectos econômicos, políticos e de segurança.

Os sistemas autônomos podem ser divididos em três categorias: stub, multiconectados e de trânsito. Os critérios dependem do grau de conectividade e da política operacional adotada. As redes stub possuem somente uma conexão com um outro sistema autônomo. As redes em trânsito, são SAs tais como backbones, fornecendo conexão de uma rede para outra. Provedores de serviço de Internet são sempre SAs de trânsito. E por fim, as redes multicamadas ou multihomed mantém ligações com mais de um sistema autônomo, estas podem ser utilizadas também para tráfego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário