sábado, 2 de novembro de 2013

Linux - Comandos Básicos - Administração de Usuários


Neste post estão relacionados os comandos básicos em Linux necessários para a administração de contas de usuários. São comandos utilizados para a criação e remoção de perfis, atualização de atributos, visualização de sessões ativas, acesso ao sistema como superusuário, entre outros.


Criar conta de usuário

 # useradd -m [nome do usuário]

Comando utilizado para criar contas de usuários no sistema. O usuário receberá um id e terá um diretório padrão dentro da pasta /home. Será solicitada uma senha inicial e atributos opcionais como nome completo, telefone, localização, etc. Os dados dos usuários ficam armazenados no arquivo /etc/passwd .


Remover conta de usuário

 # userdel [nome do usuário]

Comando utilizado para remover contas de usuários no sistema. A opção -r remove o diretório pessoal do usuário.


Definir / Alterar Senha de Usuário

 # passwd [nome do usuário]

Comando utilizado para definir uma senha a um novo usuário ou alterar a senha de um usuário existente. Se não for informado o id do usuário o sistema realizará essa ação para usuário atual.


Associar usuário a um grupo

 # usermod -g [nome do grupo] [nome do usuário]

ou

 # usermod -G [nome do grupo] [nome do usuário]

O comando usermod permite alterar parâmetros da conta de um usuário. Neste exemplo, utilizando os parâmetros -g e -G, é possível associar um usuário aos grupos existentes no sistema. O parâmetro -g altera o grupo principal (gid) do usuário. A opção -G associa o usuário a grupos secundários.


Remover usuário de um grupo

 # deluser [nome do usuário] [nome do grupo]

Comando utilizado para remover um usuário de um grupo. O comando removerá apenas se o grupo indicado for um grupo secundário.


Trocar de usuário (Sessão)

 $ su [id, chave ou nome do usuário]

Alterna entre usuários sem a necessidade de efetuar o logoff. Se nenhum parâmetro for informado após o comando o sistema fará a troca para o superusuário (root).


Executar comando com outra credencial

 $ sudo -u [nome do usuário] [comando para execução]

O comando sudo permite realizar ações utilizando os privilégios de outro usuário. A senha deste novo usuário será solicitada. O sudo é comumente utilizado para executar comandos temporários como superusuário do sistema (root). Para isso é necessário que o id do usuário esteja inserido no campo “User privilege specification” do arquivo /etc/sudoers.



COMANDOS DE VERIFICAÇÃO


Visualizar informações do usuário

 $ id [nome do usuário]

O comando mostra informações do usuário relacionadas a sua identificação (uid) e aos grupos a ele associados.


Visualizar grupos associados a um usuário

 # groups [nome do usuário]

Visualizar os grupos a qual um usuário pertence. Se nenhum parâmetro for informado o sistema retornará os grupos associados ao usuário atual.


Visualizar usuário atualmente conectado no sistema

 # logname

ou

 # who am i



Listar usuários atualmente conectados no sistema

 # users

ou

 # who


_______________________________________________

Todos os comandos shell relacionados neste post são baseados na distribuição Linux Debian. As informações contidas acima tem como referência o próprio sistema operacional através de seus guias de ajuda e informações obtidas através do site GNU.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário