quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acesso remoto à porta serial

Para a configuração inicial da maioria dos dispositivos de rede é necessário realizar o acesso através de sua porta console. Quando se está próximo ao dispositivo fica fácil fazer a manutenção, porém em alguns casos o deslocamento até a unidade remota fica inviável devido à criticidade da solução, custo com transporte, disponibilidade de tempo, entre outros.

Uma solução para esse tipo de atendimento é a utilização de um aplicativo que disponibilize acesso remoto à porta serial de uma estação. Essa estação irá atuar como um servidor de telnet permitindo o acesso aos dispositivos diretamente conectados.

O Telnet to Serial Bridge ou TSB é um aplicativo escrito em Python e está disponível sob licença GPL. Este programa atua como um intermediário entre o serviço de telnet e uma porta serial local. O programa permite acessar a porta serial de um dispositivo de forma remota. Para configurá-lo basta indicar a porta serial utilizada, o taxa de transferência do dispositivo e uma porta TCP. Depois que o serviço estiver sendo executado basta acessar a aplicação utilizando o telnet em qualquer estação na rede.

Sintaxe:
tsb.exe [opções]

Exemplo:
tsb.exe -p 0 -r 9600 -l 10000

O comando ativa o serviço onde '-p 0' significa que a porta serial utilizada será a COM1, '-r 9600' representa a taxa de transmissão com o dispositivo e a opção '-l 10000' indica que a porta tcp disponível é a de número 10000.

          Opções:
          Porta serial:
          -p      -port: Specify the desired serial port.
                0 = COM1
                1 = COM2
                2 = COM3
                3 = COM4

          -r     -baudrate: Specify baudrate
          -s     -bytesize: Specify bytesize
          -y     -parity: Specify parity options
          -b     -stopbits: Specify number of stopbits
          -t      -timeout: Specify timeout
          -f      -flow: Specify flow-control options

          TCP:
          -l     -listen: Specify a TCP port to listen on

          Outros:
          -h     -help: Display this help messsage



Acesso Cliente:
telnet x.x.x.x 10000

Para realizar o acesso remoto à aplicação basta dar telnet para o endereço ip da estação remota seguida da porta tcp disponibilizada. O acesso ocorrerá diretamente à porta console do dispositivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário