Para ativar o roteamento dinâmico é necessário primeiramente escolher um protocolo de roteamento. O protocolo a ser utilizado deve atender as necessidades atuais da rede e estar preparado para possíveis alterações, como o acréscimo de novas tecnologias e o aumento no fluxo de dados.
Características como suporte ao resumo de rotas, velocidade de convergência, facilidade de implementação, precisão na escolha das rotas, baixo consumo de processamento (banda, memória e processador) e segurança através de métodos de autenticação para a propagação de informações são critérios que devem ser considerados no momento da escolha.
Dependendo das características encolhidas será possível definir se o protocolo de roteamento será do tipo vetor de distância, link-state ou híbrido balanceado, ou ainda, se realizará roteamento classful ou classless.
Para a configuração do roteamento dinâmico é necessário definir o protocolo de roteamento e identificar as redes a serem roteadas. O comando router seguido do tipo de protocolo inicia o processo de roteamento. Alguns protocolos exigem a identificação do número do processo ou do sistema autônomo. O próximo passo é identificar as interfaces que participarão do serviço utilizando o comando network. As interfaces que estiverem dentro da faixa de rede (mesmo escopo) indicada pelo comando network passam a enviar e receber as atualizações de roteamento.
Configurando Roteamento Dinâmico
Router (config)# router protocol [process id | autonomous system-number]
Router (config-router)# network network-number
Após a ativação do serviço e a indicação das redes, o roteador começará a trocar informações com seus vizinhos. Outras funções como balanceamento de tráfego, custo de interface, múltiplos caminhos e resumo de rotas também podem ser configurados. Essas opções variam conforme o tipo de protocolo de roteamento usado.
_________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos publicados pela Cisco Systems e obtidas através da experiência com o próprio sistema IOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário