sábado, 19 de junho de 2010

Cisco Catalyst 3750 - Gerenciando Switch Stacks

Para a criação de uma pilha de switches é necessário o entendimento dos conceitos e fundamentos sobre essa tecnologia além da familiarização com alguns termos utilizados pela Cisco. Essas informações irão lhe auxiliar na criação, suporte e gerenciamento de pilhas utilizando switches Catalyst 3750.


Stack Member Numbers

Um stack member number identifica cada membro em uma pilha de switches. O member number também determina a configuração de nível de interface que um stack member utiliza. O número do stack member varia de 1 a 9 em modelos Cisco Catalyst 3750. O valor pode ser visto com o comando show switch.

O número stack member default é 1. Os switches de uma pilha não podem ter o mesmo número de stack member. Quando ocorre alguma incompatibilidade o número do novo switch muda para o valor mais baixo disponível na pilha. Os switches mantêm o seu número até que sejam alterados manualmente ou que outros membros já o estejam utilizando.


Valor de Priority

Um valor alto de priority aumenta as chances de um switch ser eleito o stack master e manter o seu número de stack member em uma pilha. Os valores variam de 1 a 15, sendo 1 o default. Você pode visualizar o valor da priority com o comando show switch.

A Cisco recomenda que seja atribuído o maior valor de priority ao switch que você escolheu para ser o stack master. Esse procedimento garante que o switch permaneça o stack master caso uma reeleição ocorra.

Os valores de priority podem ser alterados através do modo de configuração global ou no modo bootloader do switch – modificando a variável de ambiente. O valor da nova priority tem efeito imediato, mas não afeta o stack master atual. Este valor será utilizado em uma nova eleição ou em caso de falha do stack master.



Eleição do Stack Master

Quando uma nova pilha é criada um dos membros participantes é eleito o stack master. Todos os switches pertencentes a essa pilha estão aptos a participarem dessa eleição. Um conjunto de fatores determina qual dos membros será o eleito. Os critérios utilizados cumprem uma ordem específica. São eles:
  1. O switch já ser o stack master atual em uma pilha;
  2. O switch possuir o maior valor de priority;
  3. O switch que usa uma configuração interface-level non-default;
  4. O switch que possui a mais alta prioridade de hardware/software. As versões de software com os serviços mais específicos possuem maior prioridade*.
  5. O switch que está a mais tempo ativo;
  6. O switch com o menor MAC address.

Obs: Os switches que possuem serviços de criptografia levam mais tempo para carregar do que outros mais simples. Quando ocorre um reset da pilha alguns dispositivos com tempo de reset acima de 20 segundos, não participarão da eleição inicial. Dessa forma switches com uma versão de software inferior podem tornar-se o stack master, porém todos os membros poderão participar em uma nova eleição.

Uma nova eleição irá ocorrer toda vez que:
  • Houver um reset na pilha;
  • O switch master ficar indisponível;
  • O switch master for removido;
  • O switch master for reiniciado ou desligado;
  • For adicionado um novo switch estando este energizado.

*Ordem de preferência entre as características de cada versão de IOS: 1º-Cryptographic IP services image software; 2º - Noncryptographic IP services image software; 3º - Cryptographic IP base image software; 4º - Noncryptographic IP base image software.

 
Compatibilidade de software

A compatibilidade entre as versões de software dos membros de uma pilha é determinada pelo número da versão do Stack Protocol. Switches com a mesma versão de IOS possuem a mesma versão do stack protocol. Para visualizar informações sobre o protocolo use o comando: show platform stack-manager all

Um switch com a mesma versão de IOS que o switch master forma uma pilha imediatamente. Se ocorrer alguma incompatibilidade, os membros da pilha enviarão mensagens para o sistema descrevendo a causa.

Switches com diferenças muito grande entre as versões de software são incompatíveis e não podem formar uma mesma pilha. Outros que possuem uma pequena diferença com relação ao stack master são considerados parcialmente compatíveis.

Quando um switch parcialmente compatível é conectado a uma pilha ele adquire o status de Version Mismatch (VM) e não pode formar a pilha como um membro totalmente funcional. O sistema identifica o dispositivo incompatível e tenta atualizá-lo (upgrade ou downgrade) com a mesma versão do software IOS do stack master.

O auto-upgrade ocorre se a versão do stack master for compatível com o switch em modo VM e se a imagem estiver disponível em qualquer um dos membros da pilha.
Se o arquivo não for encontrado o recurso de auto-advise irá recomendar que seja feito um download da imagem. Essa transferência pode ser realizada manualmente através de TFTP.

________________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes a série de switches Catalyst 3750. 
Veja mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário