domingo, 20 de junho de 2010

Cisco Catalyst 3750 - Switch Stacks

 
Um switch stack (empilhamento de switch) realizado com modelos Cisco Catalyst 3750, permite a criação de um conjunto de até 9 dispositivos interligados através das portas StackWise. Quando os switches são conectados de forma completa garantem um bandwidth de 32Gbps.

Em uma pilha de switches um dos membros passa a controlar as operações e assume a função de Master. O stack master é um único ponto de gerenciamento de toda a pilha. Os demais componentes são chamados de stack members, estes utilizarão a tecnologia StackWise para trabalharem juntos em um sistema unificado. Protocolos de camada 2 e 3 apresentarão os switches da pilha como uma única entidade na rede.

Todos os switches pertencentes a uma pilha estão aptos a participar da eleição do stack master. Quando uma pilha é criada um conjunto de fatores determina qual dos membros será o eleito. Um dos critérios utilizados é a comparação do valor da priority. O switch com maior valor de priority será eleito o stack master.

Uma pilha de switches é identificada por seu bridge ID e se estiver operando como um dispositivo L3 será utilizado o seu router MAC address. O MAC address do stack master determina o bridge ID e o router MAC address. Cada membro da pilha é identificado por seu próprio stack member number.

Você pode acessar o CLI a partir da porta console de qualquer um dos membros da pilha, toda a configuração realizada será enviada ao stack master. Este recurso é chamado de console unificado (unified console). O gerenciamento da pilha é feito através de um único endereço IP. O endereço IP é uma configuração de nível de sistema e não especifica o stack master ou qualquer outro membro da pilha.

As características do sistema suportadas pelo stack master são suportadas por toda a pilha. Se em uma pilha existirem switches com características tanto standard (standard multilayer image - SMI) quanto enhanced (enhanced multilayer image - EMI), é recomendável que o switch com as características mais avançadas seja o master da pilha.

O stack master contém os arquivos de configuração da pilha. A configuração inclui as definições de nível de sistema (system-level) aplicadas a todos os membros da pilha e de nível de interface (interface-level) aplicada a cada membro. Cada stack member possui uma cópia atual desses arquivos para fins de backup.

Todos os switches Cisco Catalyst 3750 são compatíveis. Uma pilha pode ser formada com dispositivos Cisco EtherSwitch Service Modules e Switches Catalyst 3750 dependendo da versão do IOS.


Formação da pilha

Para garantir redundância e utilizar a capacidade máxima de transmissão (32Gbps) os cabos devem ser conectados utilizando todas as portas stack disponíveis. No caso de falha em alguma conexão a pilha irá rodar com a metade da banda (16Gbps).





Para verificar se os switches estão operando com largura de banda total (full bandwidth) pressione o botão Mode em um dos membros da pilha até que o led Stack fique aceso. Os últimos dois leds das portas de todos os switches ficarão verde. Se em qualquer um dos switches as portas não ficarem acesas significa que a pilha não está operando com a largura de banda completa.

 

________________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes a série de switches Catalyst 3750. 
 

Veja mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário