Um switch stack (empilhamento) é um recurso que permite a interligação de dois ou mais switches através de portas dedicadas, sendo este dispositivo identificado como um bloco único na rede.
Diferentemente do cascateamento, que é criado com a utilização de interfaces convencionais (LAN ports), as mesmas que interligam os dispositivos de clientes; o empilhamento garante uma maior robustez na transferência de dados já que utiliza um canal de comunicação próprio, permite um gerenciamento centralizado e escalabilidade, possibilitando a adição de novos dispositivos sem a interrupção do serviço.
O recurso switch stack realizado pelos switches da Cisco permite a criação de um conjunto de até 9 dispositivos conectados através de portas StackWise em switches modelo Catalyst 3750 e até 4 dispositivos utilizando portas FlexStacks em modelos Catalyst 2960-S.
Em um empilhamento de switches um dos membros passa a controlar as operações e assume a função de Master. O stack master é o único ponto de gerenciamento de toda a pilha. Os demais componentes são chamados de stack members, estes utilizarão a tecnologia switch stack para trabalharem juntos em um sistema unificado. Protocolos de camada 2 e 3 apresentarão os switches da pilha como uma única entidade na rede.
Uma outra forma de se realizar um switch stack Cisco é através da utilização do Gbic GigaStack que possibilita uma conectividade de alto desempenho aos switches. Este recurso é compatível apenas com os modelos Catalyst 2900 XL, Catalyst 2950, Catalyst 3500 XL e Catalyst 3550, já descontinuados.
_________________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes a série de switches Catalyst 3750 e Catalyst 2960-S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário